quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Começou o terror

A edição deste ano do MOTELx, Festival de Cinema de Terror de Lisboa, mais uma vez no Cinema S. Jorge, arrancou ontem a todo o vapor. Esta edição, que conta com mais de 60 filmes, entre as quais 35 longas-metragens, tem como grande destaque a vinda a Portugal de George Romero, autor do lendário The Night of the Living Dead, para acompanhar uma significativa retrospectiva da sua obra e apresentação do seu mais recente filme Survival of the Dead (30 de Setembro, Sala 1 às 21:45).

Antes das 15 horas de ontem já havia uma considerável fila de público para obter bilhetes sendo notório a consagração de um festival que já vai na sua quarta edição, com registos crescentes de público. Os destaques de ontem foram para o irlandês The Eclipse, de Conor McPherson, vencedor do Méliès de Prata no Festival de Sitges, e Noite Sangrenta, o novo filme da dupla Tiago Guedes e Frederico Serra (Coisa Ruim) a quem coube a sessão de abertura oficial do MOTELx. Rodada como mini-série de dois episódios para a RTP, Noite Sangrenta corre na noite de 19 de Outubro de 1921e conta a história de um grupo de oficiais republicanos guiados pelo cabo Abel Olímpio, que percorrem as ruas de Lisboa com a missão de assassinar vários figuras políticas e militares. Este grupo ficou conhecido como “camionnette fantasma”, e chegou a atacar os heróis da revolução de 1910, Machado Santos e Carlos da Maia.

O dia de ontem ficou ainda marcado pela primeira apresentação em Portugal do mais recente fenómeno de brit horror, Cherry Tree Lane, de Paul Andrew Williams, que numa sarcástica alusão à crise no mercado imobiliário, marca, num estilo próximo de Clockwork Orange e Straw Dogs, o seguimento do denominado “hoodie horror”, depois de Eden Lake.

O dia de hoje promete continuar com os sustos em dose imoderada. Às 19:00 horas na sala 1 passa o britânico Tony, um filme perturbador sobre um everyday man, viciado em filmes de acção, que quando se descontrola o resultado é o crime. Esta primeira obra de Gerard Johnson tem sido comparada a Henry: Portrait of a Serial Killer e Taxi Driver. À noite, George Romero estará presente na estreia de Survival of the Dead, a sua mais recente incursão na metaforização política via zombies. Desenvolvido a partir de uma personagem secundária de Diary of the Dead, este “western” arrasta um grupo de soldados para uma ilha remota, espécie de último paraíso na Terra.
Para quem ainda tiver estofo aconselha-se à 00:15 na sala 1 (e repetição na sexta feira às 15:00 na sala 3) The Loved Ones de Sean Byrne. A premissa desta comédia de terror é impagável: uma jovem convida um rapaz para o baile de fim de licenciatura. Perante a recusa deste, o pai da rapariga rapta o jovem e a festa privada destes passará a ser bem diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário