quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pelo serviço público português, pelo cinema (II)

No início de Julho deste ano deparei-me com uma série de posts muito interessantes no Blog CINEdrio de Luís Mendonça com algumas considerações bastante pertinentes sobre a actual e fraquíssima programação cinematográfica da RTP2. Com base na troca de algumas opiniões sobre o assunto, nomeadamente aqui, no blog In a Lonely Place, de Miguel Domingues, entre outros, chegámos à fácil conclusão de que algo teria de ser feito no sentido de chamar a atenção para os responsáveis do canal e instâncias governamentais do incumprimento da função de serviço público em que o canal está a incorrer quando decide programar com critérios, diríamos, inexistentes, ou pelo muito questionáveis, os poucos filmes que decide mostrar ao público televisivo português.

O próximo passo desta nossa iniciativa é alargar o espectro de apoio de um movimento que quer mudar os critérios com que o suposto “serviço públiço” português, protegido constitucionalmente, encara a exibição cinematográfica televisiva.

Para tal incito toda a gente a ler o nosso texto da petição pública e a assiná-lo, assim como seguir os novos desenvolvimentos no nosso blog Petição RTP2, ou a aderir ao grupo “Pelo regresso da exibição regular de cinema à RTP2” no facebook.

Estão todos convidados a reflectir sobre este problema, sugerir soluções e publicitá-lo nos vossos espaços/blogs.

Actualmente, o movimento pelo regresso do cinema de qualidade à RTP2 já conta com o apoio de pessoas como João Mário Grilo, Arsélio de Almeida Martins ou Adriano Duarte Rodrigues.

A mudança começa aqui. Com todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário