domingo, 9 de abril de 2017

Árvore da Cinefilia #1 - Francisco Rocha


Alguns filmes passam pela nossa vida no momento certo. Com «Hardware» de Richard Stanley ou «Mark 13, o Exterminador», título para o mercado português, tive a sorte de me cruzar a meio da minha adolescência. Ainda não sabia o caminho que o cinema ia tomar na minha vida. Descobri-o num livro que era uma espécie de guia para todos os filmes que tinham saído em VHS, a minha primeira bíblia cinematográfica. As quatro estrelas dadas a um filme que nunca tinha ouvido falar chamaram-me a atenção, e, a partir desse mesmo momento, sem nunca o ter visto, tornou-se logo num dos meus filmes de culto. Passados 25 anos ainda o amo.

Francisco Rocha*

*Francisco Rocha é um nome que dispensa apresentações para qualquer cinéfilo português. Desde cedo começou a dar a ver filmes na Internet, contextualizados em ciclos temáticos e autorais. Actualmente, o seu blogue M2TM - My Two Thousand Movies é um dos mais importantes acervos nacionais sobre cinema, com milhares de obras legendadas em português. Francisco Rocha é portanto um artesão da programação de cinema, tendo construindo ao longo dos anos, de forma paciente e laboriosa, a sua própria Cinemateca portátil. E quem beneficia somos nós, a ele o meu obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário